O que significa ser "hackeado"?
"Hackeado" é um termo muito usado, especialmente relacionado a sites, mas não tem uma definição específica.
Se seu site for hackeado, isso pode significar que:
- Alguém obteve acesso à sua conta (normalmente, por FTP). Ao obter acesso ao FTP, os hackers podem inserir o próprio código no seu site.
- Após obter acesso ao seu site, eles inserem um código malicioso nele. A ação do código depende dos objetivos do hacker.
Como esse tipo de invasão pode ser extremamente insidiosa, seu site pode ser hackeado sem você nem perceber. Os hackers também podem ser incrivelmente desajeitados e derrubar seu site ou substituí-lo por uma mensagem obscena.
Alguns exemplos de ações desagradáveis de hackers em sites:
- Instalar vírus nos computadores do visitante
- Redirecionar os visitantes para outros sites
- Usar seu site para invadir outros sites, derrubando-os
Infelizmente, é impossível recuperar um site invadido dessa forma, mas há alguns passos que você pode seguir para se certificar de que não seja vítima de um hacker:
- Use uma senha segura. Isso significa criar algo melhor do que simplesmente adicionar o número 1 ao nome do seu primeiro cachorro. Temos informações em Keeping Your Hosting/FTP Password Secure.
- Passe antivírus no seu site regularmente. Muitas empresas oferecem ferramentas que varrem seu site procurando por códigos ou atividades maliciosas/suspeitas.
- Atualize o software do seu site. Se você usar o WordPress®, por exemplo, manter seu software atualizado é a diferença entre ter seu site sendo executado normalmente e ele ser infestado por malware.
Ao estar ciente da ameaça de hackers e tomar algumas precauções, você poderá impedir que seu site prejudique os visitantes e outros sites da Internet.