O que significa ser pirateado?
"Pirateado" é um termo que ouve muito —, especialmente relativamente a sítios da internet — sem muita definição.
Se o seu sítio da internet for pirateado, significa algumas coisas:
- Alguém obteve acesso à sua conta (normalmente através do Protocolo de transferência de ficheiros, ou seja, FTP). Obtendo acesso ao FTP, os piratas conseguem inserir o próprio código no seu sítio da internet.
- Após obterem acesso ao seu sítio da internet, colocam código malicioso. O que o código faz depende dos objetivos dos piratas.
Uma vez que a pirataria pode ser extra insidiosa, por vezes o seu sítio da internet pode ser pirateado sem sequer se aperceber. Outras vezes, os piratas são muito desajeitados e desativam o seu sítio da internet ou substituem-no por uma mensagem obscena.
Entre as outras coisas desagradáveis que os piratas fazem nos sítios da internet:
- Instalar vírus nos computadores dos visitantes
- Redirecionar os visitantes para outros sítios da internet
- Usar o seu sítio da internet para atacar outros sítios da internet, desativando-os
Agora, infelizmente, não existe LoJack® para um sítio da internet pirateado, mas há algumas coisas que pode fazer para se certificar de que não é vítima de pirataria:
- Use uma palavra-passe segura. Isto significa algo melhor do que apenas um número 1 no final do nome do seu primeiro cão. Temos informações em Keeping Your Hosting/FTP Password Secure.
- Verifique regularmente o seu sítio da internet. Muitas empresas oferecem ferramentas que analisam o seu sítio da internet à procura de código ou atividade suspeita/maliciosa.
- Atualize o software do seu sítio da internet. Se usar algo como o WordPress®, manter o seu software atualizado é a diferença entre o seu sítio da internet funcionar sem problemas e tê-lo infetado com malware
Estando consciente da ameaça dos piratas e tendo alguns cuidados pode impedir que o seu sítio da internet cause problemas aos visitantes e outros sítios da internet.