Introdução ao WordPress.
Um blog nada mais é que uma única página com publicações do tipo "o que eu fiz na loja hoje". Os blogs dão vida à Internet, popularizando as publicações. Foi-se o tempo em que era preciso criar uma página separada para publicar uma informação. Com o WordPress, é possível ter recursos de gerenciamento de conteúdo de nível empresarial dos seus blogs e sites pelo mesmo preço do ar que você respira, grátis!
E o que é o WordPress?
O WordPress é uma plataforma de publicação na Web usada, muitas vezes, para Web logs, ou "blogs", que prioriza a velocidade, facilidade de uso e é uma das melhores opções para os usuários. Com o WordPress, é possível gerenciar tudo, desde um simples site pessoal com poucas páginas até um site comercial com centenas de páginas. O céu é o limite com o WordPress e, devido à facilidade de uso, não importa se você é um especialista da Web ou está começando agora. Qualquer um pode criar um site incrível usando o WordPress.
O WordPress é um projeto de código aberto, ou seja, há centenas de pessoas no mundo todo trabalhando nele. (Mais do que na maioria das plataformas comerciais.) Também significa que você pode usá-lo para tudo, desde a página do seu cachorro até o site de uma empresa da lista Fortune 500 sem precisar pagar uma taxa de licença a ninguém.
Lançado em 2003, o WordPress passou a ser a maior ferramenta de blogs auto-hospedada do mundo todo, utilizada em centenas de milhares de sites e vista por dezenas de milhões de pessoas todos os dias.
Se você ainda não instalou o WordPress na sua conta de hospedagem, consulte Manually Install WordPress into your Hosting Account.
E depois?
Depois de instalar o WordPress e receber nosso email informando que está tudo pronto, é hora de fazer login no Painel do WordPress pela primeira vez.
Abra seu navegador Web preferido e acesse o nome de domínio no qual instalou o WordPress. Por exemplo: http://meunovobloglegal.exemplolegal.com (meunovobloglegal.exemplolegal.com é o nome de domínio utilizado para instalar o WordPress).
Layout do WordPress
Você perceberá que o novo blog terá uma aparência bem básica. Antes de começar a alterar a aparência das coisas, dê uma olhada no layout. Isso o ajudará mais tarde, quando começar a personalizar o site, porque você saberá onde está cada coisa e o mais importante: qual o nome de cada recurso.
O layout que você está vendo chama-se tema. O tema padrão do WordPress possui um cabeçalho na parte superior da página, com o espaço reservado para o título do site. Ao lado, há títulos e links. Esse é o menu da barra lateral. A postagem é a seção principal que fica na parte central. O rodapé fica na parte inferior da página.
Vamos analisar um pouco a postagem. Abaixo do título da postagem, há algumas informações, chamadas metadados, que contêm dados sobre a postagem, como a data e hora em que ela foi feita, o autor e as categorias em que ela está.
Desça a página e observe a barra no fim da página. Esse é o rodapé e, por enquanto, traz a frase "Orgulhosamente criado com WordPress".
Voltando à barra lateral, é possível ver diferentes seções com informações. Entre elas, você verá uma lista que inclui Páginas, Categorias, Arquivos, Calendário e Datas. Essa é a parte do menu ou painel de navegação que as pessoas podem utilizar para explorar seu site, acessando postagens de categorias ou períodos diferentes.
Como visualizar o painel
À direita do seu blog, na barra lateral, há uma seção chamada Meta. Nessa seção, você verá um link com o texto Administrador do site. Clique nesse link para acessar a página de login de administração do site. Faça login no seu site usando o nome de usuário e senha definidos durante o processo de instalação.
OBS.: você também pode ir direto para a página de login adicionando /wp-admin ao fim do endereço do seu site. Por exemplo: http://exemplolegal.com/wp-admin.
Depois de fazer login, a primeira coisa que é exibida é o painel administrativo. O painel administrativo é o cérebro por trás do seu site. É aqui que a organização dele começa.
O painel administrativo oferece acesso aos recursos de controle da sua instalação do WordPress. Ele é apresentado em seções: o cabeçalho, a navegação principal, a área de trabalho e o rodapé.
A grande área na parte central é a área de trabalho. Aqui, são exibidas informações específicas relacionadas a uma escolha de navegação específica, como adicionar uma postagem nova.
É possível personalizar a área de trabalho para cada função administrativa clicando em Opções da tela e selecionando quais informações deseja exibir.
Como navegar no menu
O menu principal de navegação fica no lado esquerdo da tela e detalha cada uma das funções administrativas que podem ser exercidas.
A seta de expandir/recolher logo abaixo do menu de navegação principal possibilita recolher o menu, exibindo apenas um grupo de ícones, ou expandir para mostrar um ícone e a descrição de cada um dos principais recursos administrativos. Dentro de cada recurso principal, como Posts, é exibido um submenu ao passar o mouse sobre a área do título.
O menu principal de navegação padrão é composto de:
- Painel: exibe as atividades recentes no seu site e no ecossistema do WordPress como um todo.
- Posts: cria e edita postagens publicadas, categorias e tags. Para obter mais informações, consulte Publishing and Editing Posts in WordPress.
- Mídia: gerencia suas imagens, vídeos e arquivos.
- Links: cria e edita links a serem exibidos em seu site.
- Páginas: cria e edita páginas estáticas para o seu site.
- Comentários: gerencia os comentários dos leitores do seu blog. Usando o painel Comentários, é possível editar e excluir comentários e marcá-los como spam. Para obter mais informações, consulte Managing Comments in WordPress.
- Aparência: altera a aparência do seu site. Usando o painel Aparência, é possível personalizar o tema do seu site, gerenciar widgets, criar o menu do site e editar seus arquivos PHP e CSS.
- Plug-ins: inclui e gerencia os recursos do seu blog do WordPress que não vêm com a instalação padrão. Para obter mais informações, consulte Activating and Deactivating WordPress Plugins.
- Usuários: gerencia as contas de usuários do seu site. Para obter mais informações, consulte Managing Users in WordPress.
- Ferramentas: aumenta a velocidade do WordPress em sua máquina local, importa conteúdo de outras fontes, exporta seu conteúdo ou atualiza seu software do WordPress para uma nova versão.
- Configurações: personaliza como seu site se comporta, como você interage com ele e como o resto do mundo interage com ele. Para obter mais informações, consulte Customizing Settings in WordPress.
Pontos a serem considerados
Se você já configurou o WordPress em algum outro lugar, consulte Moving Large WordPress Sites to IX-ONE DOMAIN HOST para obter mais informações.
Se seu nome de domínio apontar para outro lugar, será necessário atualizar os servidores de nomes e o endereço IP (registro A) do seu nome de domínio para usar o WordPress. Para obter mais informações, consulte:
Outros recursos
Você pode encontrar mais ajuda no site do WordPress, que oferece recursos sobre estes assuntos: