Frequently Asked Questions

Other Languages: Dansk Deutsch Ελληνικά English Español Suomi Filipino Français Indonesian Italiano Japanese Korean Malay Bokmål Nederlands Polski Português - Brasil Русский Svenska Thai Türkçe Українська Vietnamese Chinese Taiwan Chinese

O que é o DNS?

Print this Article
Last Updated: May 29, 2015 4:16 PM

O sistema de nomes de domínio (DNS) controla as definições do correio eletrónico e do sítio da internet do seu nome de domínio. Quando os visitantes acedem ao seu nome de domínio, as definições de DNS do mesmo especificam o servidor da empresa que será acedido.

Por exemplo, se utilizar as definições de DNS da GoDaddy, os visitantes irão aceder aos servidores da mesma quando utilizarem o seu nome de domínio. Se alterar essas definições para as de outra empresa, os visitantes irão aceder a essa empresa quando utilizarem o seu nome de domínio.

O que estou a ver é mais complicado do que isso...

O DNS pode ser confuso. O mesmo consiste em muitos elementos diferentes que controlam diversos aspetos do seu nome de domínio. Segue-se uma breve explicação de cada um:

Elemento do DNS Descrição
Servidor de nomes Os servidores de nomes encaminham o seu nome de domínio para a empresa que controla as respetivas definições de DNS. Normalmente, esta é a empresa através da qual registou o nome de domínio.

No entanto, se o seu sítio da internet estiver alojado noutra empresa, por vezes, necessitará de utilizar os servidores de nomes da mesma.
Ficheiro de zona Os Ficheiros de zona são simplesmente os ficheiros que armazenam todas as definições de DNS do seu domínio. O Ficheiro de zona do seu nome de domínio encontra-se armazenado no servidor de nomes da empresa.
Registo A Os Registos A encaminham o seu nome do domínio para um servidor individual utilizando um endereço de IP. 123.4.67.5 é um exemplo de um endereço de IP.

Poderá também utilizar os Registos A para encaminhar subdomínios (por exemplo, subdominio.exemploporreiro.com) para o endereço de IP de um servidor.

Todos os nome de domínio possuem um Registo A principal denominado "@", o qual controla a ação realizada pelo seu nome de domínio quando alguém o visita diretamente.
CNAME Os CNAMEs encaminham os seus subdomínios para outro servidor utilizando um nome de servidor. Ao contrário dos Registos A, os CNAMEs não podem utilizar endereços de IP.

A maioria dos nomes de domínio possui muitos CNAMEs.
Registos de MX Os Registos de MX encaminham o correio eletrónico do seu nome de domínio para o respetivo fornecedor.

Se o seu nome de domínio utilizar os nossos servidores de nomes, poderá visualizar ou alterar o DNS do mesmo através do nosso serviço.

PRÓXIMO PASSO: Como gerir o DNS dos seus nomes de domínio